EQUIPA
INVESTIGAÇÃO
LPL EDITIONS
RESEARCH ACADEMY
ATUALIDADE
INVESTIGAÇÃO
Direito Constitucional e Ciência Política
Governance 4.0

Investigadores Responsáveis:
Carlos Blanco de Morais
Carlos Blanco de Morais
Financiamento:
FGV - Fundação Getulio Vargas
FGV - Fundação Getulio Vargas
Estado do Projeto:
Em Curso
Em Curso

Sumário
O mundo passa por um processo de profunda e rápida transformação que, numa escala mundial, envolve os setores produtivos, comerciais e de serviços, como também os indivíduos, os governos e as demais instituições. A tecnologia é um fator-chave que impulsiona avanços, aumenta a eficiência de processos produtivos e conecta o mundo instantaneamente. Todas estas mudanças impactam e modificam as relações sociais.
Neste contexto, é urgente criar uma estrutura institucional para dar concom capacidade para a reestruturação económica e social que tem vindo a ocorrer, de modo a permitir análises e reflexões. O projeto GOVERNANCE 4.0 é uma parceria entre a Fundação Getulio Vargas (FGV), o Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), a Universidade de São Paulo (USP) e a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL).
Objetivos
O projeto tem como objetivo refletir e identificar ações estratégicas para a definição de um ambiente institucional conectado com o novo contexto do século XXI. O Governance 4.0 aborda a ideia de que se existe um universo de incertezas sobre o desenvolvimento de novas formas de relações económicas e sociais, há também uma certeza de que pouco ou nada continuará exatamente como era no presente. Esta iniciativa, portanto, pretende encontrar as estratégias que podem guiar estas transformações e estabelecer um ambiente institucional capaz de lidar com as novas demandas e necessidades nas diversas sociedades.
Relevância
A preocupação com a boa governança (governance) ganhou um grande destaque com o documento Governance and Development, do Banco Mundial, publicado em 1992, no qual o significado de governance foi ampliado para além das relações entre atores políticos, sociais e económicos, englobando também questões relacionadas com a legitimidade e a legalidade.
Como tal, a iniciativa Governance 4.0 escolheu a governança como tema-chave para orientar as reflexões que enquadram criticamente as mudanças institucionais frente às exigências da nova onda de globalização.