Imigração Sustentável num Estado Social de Direito

Os investigadores LPL Carlos Blanco de Morais e Ana Rita Gil, PhD avançam resultados preliminares de um inquérito de opinião aos portugueses sobre imigração, realizado no âmbito do projeto de investigação: “Imigração Sustentável num Estado Social de Direito”. O projeto destina-se a pensar criticamente o Direito e política de imigração portugueses, pretendendo abrir um debate alargado e rigoroso sobre que características deverá possuir uma política de imigração coerente, eficaz e sustentável num Estado de Direito democrático, social e pluralista, e de que forma a mesma se deve traduzir na Lei de Imigração.
Acompanhe a discussão sobre as leis de imigração!
Ana Rita Gil – Diário de Notícias – bit.ly/dn_news
Carlos Blanco de Morais – Jornal Sol – bit.ly/sol_news

Este projeto tem como objetivo analisar de forma crítica a legislação e a política de imigração em Portugal, promovendo um debate aberto e rigoroso sobre as características necessárias para uma política de imigração coesa, eficaz e sustentável num Estado de Direito democrático, social e pluralista. Em resposta às mudanças na Lei de Imigração portuguesa, o projeto aborda questões como o aumento de fenómenos como o auxílio à imigração ilegal, tráfico de pessoas e a falta de capacidade do Estado em contabilizar os residentes no país.

No âmbito deste trabalho, foi conduzido um inquérito realizado pela Top Science e coordenado pelo Professor Fausto Amaro junto à população portuguesa sobre imigração, cujos resultados são agora apresentados neste relatório. Este documento destaca a importância de uma discussão informada e rigorosa sobre o tema. Com base nos dados recolhidos, o relatório proporciona uma visão abrangente das opiniões da sociedade de acolhimento, sendo essencial para a formulação de políticas de imigração sustentáveis que beneficiem tanto os imigrantes quanto os nacionais. Descubra mais sobre este estudo e as suas conclusões na publicação completa do relatório em bit.ly/relatorio_lpl

Lisbon Public Law Research Centre

O que procura?

Ex. Investigadores, Eventos, Publicações…