SOBRE

INVESTIGAÇÃO

Direito Internacional e Europeu

Climate Litigation Observatory

projetos
Investigadores Responsáveis:
Heloísa Oliveira
Financiamento:
UIDB/04310/2020
Estado do Projeto:
Em Curso
projetos

Sumário

Em paralelo com a relevância política e emergente que tem sido atribuída à questão climática, a litigância climática tem aumentado significativamente e dado origem a questões jurídicas disruptivas em matéria de direitos fundamentais e de direito internacional e administrativo. Apenas nos últimos dois anos, acórdãos de tribunais superiores de vários Estados europeus (com destaque para o Supremos Tribunais da Irlanda e dos Países Baixos e para o Tribunal Constitucional Alemão) trataram as questões problemáticas associadas aos fundamento e limites do controlo jurisdicional de leis e políticas nacionais relativas ao clima, aplicando a teoria dos direitos fundamentais, direitos humanos e teoria geral do direito administrativo a um contexto de danos complexos, extraterritoriais, à distância, distendidos no tempo e com significativa incerteza epistémica. Pretende-se o estudo destas problemáticas numa perspetiva integrada de direito público.

Objectivos

(i) Listagem e acompanhamento de processos jurisdicionais (incluindo arbitrais) relativos a alterações climáticas em tribunais.
(ii) Sistematização dos fundamentos apresentados pelas partes e das decisões quanto a esses fundamentos.
(iii) Criação de uma base de dados pública.
(iv) Estudo dos correspondentes problemas à luz da teoria geral do direito, de direitos fundamentais e do direito administrativo, com o objetivo de contribuir para o robustecimento teórico das soluções jurídicas aplicadas e aplicáveis.

Relevância

O direito do ambiente é, em geral, um laboratório de teste de aplicação de construções teóricas gerais da área do direito público. Para além da proliferação recente de regimes legais específicos (leis do clima), a temática das alterações climáticas, pela sua emergência, complexidade e transversalidade, convoca a incorporação de soluções legais tradicionais de forma inovadora, com particular destaque para a área dos direitos fundamentais e do direito administrativo. Trata-se, assim, da aplicação de investigação fundamental ao tema das alterações climáticas, utilizando como base a litigância climática.

Os tribunais têm recorrido a essas soluções, por vezes decidindo num enquadramento de autocontenção judicial, mas progressivamente de forma mais disruptiva. O trabalho de investigação sobre estas matérias é assim necessário à sustentação teórica de decisões complexas que resultam de operações de ponderação no limite da atividade típica do poder jurisdicional, em áreas de grande complexidade técnica extrajurídica e prenhe de opões de natureza política. A sistematização de problemas típicos suscitados no âmbito da litigância climática e o seu estudo aprofundado permitirão o desenvolvimento consolidado do direito nesta área, embora em certa medida replicável para outras, como a saúde pública.

.

No data was found

.

No data was found
Lisbon Public Law Research Centre

O que procura?

Ex. Investigadores, Eventos, Publicações…