RESEARCH
LPL EDITIONS
RESEARCH ACADEMY
HAPPENING
RESEARCH
Constitutional Law and Political Science
Governance 4.0

Responsible Researchers:
Carlos Blanco de Morais
Carlos Blanco de Morais
Financing:
FGV - Fundação Getulio Vargas
FGV - Fundação Getulio Vargas
Project Status:
Ongoing
Ongoing

Summary
O mundo passa por um processo de profunda e rápida transformação que, numa escala mundial, envolve os setores produtivos, comerciais e de serviços, como também os indivíduos, os governos e as demais instituições. A tecnologia é um fator-chave que impulsiona avanços, aumenta a eficiência de processos produtivos e conecta o mundo instantaneamente. Todas estas mudanças impactam e modificam as relações sociais.
Neste contexto, é urgente criar uma estrutura institucional para dar concom capacidade para a reestruturação económica e social que tem vindo a ocorrer, de modo a permitir análises e reflexões. O projeto GOVERNANCE 4.0 é uma parceria entre a Fundação Getulio Vargas (FGV), o Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), a Universidade de São Paulo (USP) e a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL).
Objectives
The project aims to reflect and identify strategic actions to define an institutional environment connected to the new context of the 21st century. Governance 4.0 addresses the idea that if there is a universe of uncertainty about the development of new forms of economic and social relations, there is also a certainty that little or nothing will continue exactly as it was in the present. This initiative, therefore, aims to find strategies that can guide these transformations and establish an institutional environment capable of dealing with new demands and needs in different societies.
Relevance
A preocupação com a boa governança (governance) ganhou um grande destaque com o documento Governance and Development, do Banco Mundial, publicado em 1992, no qual o significado de governance foi ampliado para além das relações entre atores políticos, sociais e económicos, englobando também questões relacionadas com a legitimidade e a legalidade.
Como tal, a iniciativa Governance 4.0 escolheu a governança como tema-chave para orientar as reflexões que enquadram criticamente as mudanças institucionais frente às exigências da nova onda de globalização.