RESEARCH

Administrative Law

Centralization of Public Procurement

projetos
Responsible Researchers:
Miguel Assis Raimundo
External Researchers:
Manuel Emídio; Marco Real Martins; Nuno Cunha Rodrigues; Paula Bordalo Faustino; Paulo Pereira Gouveia; Pedro Ministro; Pedro Telles; Pedro Nascimento
Financing:
UIDB/04310/2020
Project Status:
Closed
projetos

Summary

A centralização das compras públicas não mereceu ainda qualquer estudo monográfico em Portugal, embora seja crescente a sua relevância no contexto da Administração Pública. Com efeito, desde 2007, com a criação do Sistema Nacional de Compras Públicas, então gerido pela Agência Nacional de Compras Públicas e desde 2012 pela Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, tem-se alargado progressiva e seguramente o âmbito das entidades públicas vinculadas a celebrar os seus contratos públicos através de mecanismos de contratação centralizada, mormente através da própria ANCP ou ESPAP, que são centrais de compras a nível transversal . Da mesma forma, o conjunto dos objectos contratuais que têm vindo a ser cobertos por esta obrigação de contratação centralizada tem aumentado. Por fim, verifica-se que mesmo muitas das entidades que não estão vinculadas à contratação centralizada aderem voluntariamente a esse mecanismo. Este desenvolvimento da contratação centralizada, sendo uma realidade já com algumas décadas no direito português e nos direitos mais próximos do nosso, não é alheio aos constrangimentos que mais recentemente se têm feito sentir no sector público. Com efeito, um dos objectivos mais claros no recurso à contratação centralizada é a obtenção de poupanças. Contudo, este instrumento apresenta também outras vantagens, que vão desde a uniformização dos bens e serviços adquiridos nas diversas entidades públicas à profissionalização dos processos de aquisição, pelo desenvolvimento de um corpo de funcionários cuja missão essencial é precisamente a de desenvolver processos dessa natureza, por confronto com o tradicional sistema no qual cada entidade adjudicante afecta os seus recursos humanos, parcelarmente, a essas actividades. Assim, o presente projecto tem relevância na medida em que visa enquadrar juridicamente a actividade de centralização de compras, ainda pouco estudada. Procura-se identificar os diversos problemas jurídicos que já se colocam com acuidade em relação a este fenómeno, e contribuir para a sua resolução, dando dessa forma mais segurança na utilização de mecanismos que, bem utilizados, podem ser instrumentos importantes no desenvolvimento de um sistema eficiente de contratação pública.

Objectives

1) Compreender os motivos subjacentes à valorização da centralização das compras públicas. 2) Contribuir para o necessário desenvolvimento científico do estudo dos instrumentos que servem propósitos de centralização das compras (acordos quadro, centrais de compras, sistemas de qualificação, agrupamentos de entidades adjudicantes). 3) Compreender e contribuir para o desenvolvimento da arquitectura institucional do sistema de centralização de compras, designadamente num quadro de administração em rede a nível europeu (contratação centralizada transfronteiriça, através de colaboração entre entidades adjudicantes de diferentes Estados europeus). 4) Compreender, por fim, e procurar ultrapassar, os limites e perigos que o fenómeno da centralização enfrenta, em particular, os relacionados com eventuais distorções da concorrência causadas por excessiva concentração da procura pública nas centrais de compras; os relacionados com perda de eficiência nas aquisições devido à distância entre as centrais de compras e as entidades públicas utilizadoras; e os relacionados com o respeito pelas diversas autonomias e pelos diversos níveis de descentralização e desconcentração da Administração Pública.

Relevance

Lisbon Public Law Research Centre

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